Sunday, August 31, 2008

"Casa da Malta" de Fernando Namora

capa de victor palla reproduzindo a da 1ª edição (coimbra, 1945). 5ª edição com um prefácio do autor sobre a situação deste livro no neo-realismo.
retrato do autor por Lima de Freitas (1961).





Thursday, August 14, 2008

"Eléctrico" de José Gomes Ferreira



Reproduz-se a capa, de 2ª edição, do cultuado livro de José Gomes Ferreira Eléctrico. Com um desenho de Bernardo Marques, a obra fascina, passados que estão mais de cinquenta anos.

Tuesday, August 12, 2008

"Sangue na madrugada" de Rogério de Freitas


Rogério de Freitas é mais um caso de esquecimento literário. E o espanto é tanto maior quanto mais se sabe que nele existe uma qualidade ingénita, fruto da leitura e do acto hermenêutico.
A cópia reproduz uma capa de V. Palla e mostra a forma primeva do produto literário. Como um enigma, este objecto aparece-nos "como um apelo ou uma revelação". Poderia alguém desejar mais?

Saturday, August 09, 2008

"Horas, minutos, segundos..." (Contos e memórias), de Acúrcio Pereira




Este livro de contos e memórias foi publicado pela Livraria Portugália, na década de quarenta do século XX, e possui uma bonita ilustração de capa da autoria de Manuel Lapa. Acúrcio Pereira (1891-1978) foi, para além de contista, memorialista, tradutor e cronista, um grande vulto do jornalismo português e secretário de António Santos, um famoso empresário do Coliseu dos Recreios.
A dedicatória, dirigida a João Rosa, assinala uma data, que é a da publicação do livro.


Friday, August 08, 2008

"O hóspede de Job" de José Cardoso Pires


O romance “O hóspede de Job”, de José Cardoso Pires - cuja capa de primeira edição se reproduz ( Dezembro de 1963), bem como um autógrafo do Autor -, é já um notável exemplo de força narrativa. Abrindo com um lugar clássico (uma estação de caminhos de ferro e suas derivas), em breve surgem em primeiro plano figuras sofredoras e espezinhadas. É contra o poder discricionário dos poderes que este ciclo épico se levanta: afinal, a metáfora do regime aí está, lustral. (Re) Chegados à sua “ilha” (Cimadas), Aníbal e João Portela, cumprida a expiação da descida aos infernos, não obstante os estilhaços e as misérias arrostadas, estão ainda prontos para a maravilha e para o fulgor de esperança, mesmo que o segundo, coxo por vontade do exército e dos seus “científicos”exercícios, venha a ser “hóspede” em casa “de Job”.
Relembre-se ainda o importante e explicativo posfácio de Cardoso Pires, datado de Novembro de 1963.