Saturday, January 30, 2010

"O milagre da serra" de João Corrêa d' Oliveira




Este mistério em 3 actos e 8 quadros de João Corrêa d' Oliveira, aqui mostrado em edição especial autografada pelo Autor sob o nº 40, está dedicado a Américo Cortez Pinto, tendo sido o paratexto manuscrito grafado em Belinho, no mês de Setembro de 1946. Possui ainda este exemplar o ex-libris de Cortez Pinto, onde é bem visível a sua divisa "Solus cum Deo et anima mea" e a  origem leiriense. Acompanham a publicação belos trabalhos plásticos de Domingos Rebelo (cabeçalhos dos quadros) e Fortunato Anjos (capa e restantes ornamentos). A gravura apresentada é de Fortunato Anjos.
Dedicado a Maria Adelaide, "que está no céu", o livro possui uma legenda e um p.s. autorais. Foi engenhado e escrito entre Agosto e Outubro de 1944. Acabou de se compor, gravar e imprimir, nas Oficinas da Neogravura, Limitada, em Lisboa, aos 31 do mês de Maria de 1946.

Friday, January 29, 2010

"Os últimos dias da Rainha D. Amélia" de Marques Gastão


Esta "reportagem" gastoniana pelos derradeiros dias da Rainha D. Amélia foi publicada em Lisboa, corria o mês de Novembro de 1951, na Comp. Nacional Editora, situada na rua da Misericórdia, 95. Possui dedicatória impressa ao Senhor D. António Corrêa de Sá, Visconde de Asseca, e a sua Esposa, dedicados servidores da Senhora D. Amélia de Orleans e Bragança 

Sunday, January 17, 2010

"Geografia do quotidiano - A cidade de Viseu no século XVI" de Liliana Andrade de Matos e Castilho




Esta "geografia do quotidiano" viseense do século XVI, com prefácio do Professor Doutor Joaquim Jaime Ferreira Alves, foi editada no derradeiro mês do ano há pouco findo, com chancela da Arqueohoje e da Antropodomus. A edição é de 500 exemplares.

"A ilha verde e vermelha de Timor" por Alberto Osório de Castro



Incluído como o primeiro livro na colecção "Insulíndia Portuguesa", de que se projectava virem a fazer parte Breves estudos timorenses e Plantas úteis de Timor, esta obra de Alberto Osório de Castro, determinada por despacho de S. Ex.a o Ministro das Colónias, de 12 de Março de 1943, foi realizada pela Editorial Ática, Rua das Chagas, 23 a 27, Lisboa, tendo ocorrido a composição e impressão durante o mês de Junho de 1943. A chancela é da Divisão de Publicações e Biblioteca da Agência Geral das Colónias. Aparece, como vemos acima, dedicada a Hernâni Cidade.
Precede o trabalho um profundo antefácio autoral (pp. V-XXXVI), estendendo-se o ensaio por quase 180 páginas, seguidas de uma "Addenda" e de "Erratas principais".

"Palingenésia" de Carlos de Lemos




Thursday, January 14, 2010

"Januellarium" de Porfírio Al Brandão



Depois de Ancoradouro (2002), O príncipe nu (2002), Boca do mundo (2004), O bailado das facas (2004), Moral canibal (2005) e Infracarnália (2007), Porfírio Al Brandão regressa ao alarme da escrita impressa com Januellarium (2009). A capa e contracapa, reproduzidas acima, são de Lourdes Pires (2005) e os desenhos interiores são do Autor.

Wednesday, January 13, 2010

"As cidades de Israel" de Manuel Pedra



Manuel Pedra, isto é, Manuel Ângelo Ochôa de Castro, nasceu em 30 de Novembro de 1944 em Alfândega da Fé. Recorrendo a um guache de Maria Helena Vieira da Silva em lugar de capa e a múltiplas referências poéticas, Manuel Pedra, ainda em primícias literárias, mostrava já nestas "cidades de Israel" um poder subversivo que o tempo só confirmou. Leia-se, por exemplo, o fabuloso incipit:

a mulher poema

Levei toda a manhã a sonhar
com a tua viagem.
Tu és pura e bela, tão bela és
tu, poema.

Este livro saiu em edição de autor e dele tiraram-se 700 exemplares que foram compostos e impressos nas oficinas da Atlântida Editora, S. A. R. L., Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 67 - Coimbra.

Tuesday, January 12, 2010

"A morte segundo Estácio de Saa" de Joaquim Ferrer



Depois dos romances Rampagodos e Ilha doida, Joaquim Ferrer, vindo de longo interrregno, regressa à literatura, em 1968, com uma obra lírica.

Thursday, January 07, 2010

"Jardim das Tormentas" de Aquilino Ribeiro



Com capa firmada por Anjos Teixeira, datada de 1912, este livro de contos de Aquilino Ribeiro aparece aqui em 3ª edição, 7º milheiro de 1926.

Sunday, January 03, 2010

"Campo santo (De Jerónimo Valverde)" por Henrique de Vilhena



Henrique de Vilhena é mais um médico na literatura, convalidando a norma de que a escrita é vida e experiência profunda. Repartido entre a profissão e o seu ensino, Vilhena destacou-se em campos como o ensaísmo literário e científico, o romance, a critica literária e a estética, a ética, a anatomia, a antropologia e outros. Este livro acabou de se imprimir nas Oficinas da Livraria Ferin, 70, Rua Nova do Almada, 74, em Lisboa, no mês de Setembro de 1929.