Sunday, February 28, 2010

"Procissional. Poemas" de Augusto Ferreira Gomes


Augusto Ferreira Gomes, certamente um dos maiores, senão o melhor amigo de Fernando Pessoa (o único verdadeiro?), é um poeta talentoso e misterioso. Apresenta-se aqui o segundo livro do autor, posterior ao primicial Rajada doentia - Poemas (1914), sendo ainda de destacar a dedicatória manuscrita a António de Albuquerque.

"O jardim do encanto perdido. Aventura maravilhosa de Wenceslau de Moraes no Japão" de Armando Martins Janeira


Para mim, este livro de Armando Martins Janeira é uma das melhores incursões na mundividência de Wenceslau de Moraes. Estruturada e documental, com copiosa informação bibliográfica, a obra começou a ser escrita em Tokushima, em 1 de Julho de 1954, dia da inauguração do monumento a Wenceslau de Moraes, e acabada de escrever em Tóquio, em Novembro do mesmo ano. Deste título houve uma edição especial de 300 exemplares.A restante criação de Janeira (ou Janeiro) é abundante e importante.
A dedicatória de Armando Martins Janeira é a António Quadros.

Thursday, February 25, 2010

"Humildes" de Raul Ribeiro

"Cartaz de Toiros" de Pepe Luís

Com uma vasta obra dedicada à temática taurina e não só, Pepe Luís, vindo a publicar desde a década de vinte, é um caso raro de dedicação intelectual a uma actividade lúdica tradicional. O presente livro, publicado em 1950 e distribuído pela Livraria Popular de Francisco Franco, com sede na Rua de Barros Queirós, 18, em Lisboa, saiu com um prefácio de Aquilino Ribeiro.

Monday, February 22, 2010

"Paralelo 26 S às audições do Índico" de Rodrigo Emílio


Este livro de Rodrigo Emílio integra a colecção "Unidade" da Agência-Geral do Ultramar. Publicado em 1971, este "paralelo" poético é o 10º volume da secção "Poesia" da mencionada colecção, sob a direcção literária de Luís Forjaz de Trigueiros. A dedicatória manuscrita é dirigida ao também poeta Nuno de Miranda, que é credor, na série lírica "Grinalda para negra", de dedicatória impressa. 

Thursday, February 18, 2010

"Terra. homens e ideias" de Rodrigues Júnior

Polifacetado, como atrás se viu, Rodrigues Júnior traz-nos, nesta viagem por terras, homens e ideias, uma certeza: a de estarmos perante alguém mais do que um mero polígrafo. Este livro, dividido em "Aguarelas", "Apontamentos literários" e "Pensamento invertebrado", é um exercício intelectual de singular sensibilidade. Os textos incluídos na primeira parte, em escrita ática absorvente, exemplificam existir uma arte de bem escrever.

Tuesday, February 16, 2010

"Viagem de cem anos (1855-1955)" de Artur Maciel


Em edição da Câmara Municipal da Cidade de Viana de Castelo, veio a lume, em 1958, esta "viagem" que Artur Maciel dedicou a todos aqueles que inscreveram em publicação "algum amor ou louvor à terra e à gente de Viana". Resultante de uma conferência pronunciada pelo autor no Teatro Sá de Miranda de Viana do Castelo, na noite de 15 de Dezembro de 1955, data em que se ocorreu e se celebrou o 100º aniversário do jornal vianense A Aurora do Lima.
Artur Maciel publicara Ritmo de bilros (1924), A Espanha vermelha contra Portugal (1937), Condes e senhores de Viana da foz do Lima  (1938), Viana - Centro de turismo (1938), A mono-arquia do Prof. Doutor Marcelo Caetano (1952) e Os direitos de autor e a sua cobrança em Portugal (1954). 
O livro acabou de imprimir-se aos trinta do mês de Setembro do ano de mil novecentos e cinquenta e oito na Tipografia Viúva de José de Sousa, Filhos, Limitada, sita à Rua Cândido dos Reis, na cidade de Viana do Castelo.

Monday, February 15, 2010

"Contos do Natal" pelo Dr. Valério Cordeiro


O padre jesuíta dr. Valério Cordeiro, de quem se apresentam estes contos natalícios, foi um homem de cultura e de acção, deixando um vasto conjunto de escritos científicos, ficcionais, históricos, poéticos, memorialísticos...

Thursday, February 11, 2010

"Horas perdidas" de Urbano Tavares Rodrigues

Este romance de Urbano Tavares Rodrigues aparece inserido na colecção "Autores portugueses" da Livraria Bertrand. Esta 1ª edição é de 1969 e a capa é de Henrique Ruivo

"A caminho do nunca ou "Minha loucura outros que me a tomem" - Estórias na história dos anos 60 para serem lidas / ouvidas / vistas" de Jaime Gralheiro

Jaime Gralheiro é um escritor reconhecido e admirado. Afinal, junto ao artista caminha o cidadão e o homem de convicções. Mais adentro da dramaturgia, a sua obra inicia-se ainda em finais da década de 40, entrando fulgurante pelo novo século. 

Wednesday, February 10, 2010

"Fumos de ópio" de Claude Farrère

Trata-se da tradução do romance Fumée d' opium de Claude Farrère da responsabilidade de Teixeira Leite, que assina também a dedicatória apresentada. O tradutor é ainda o autor do prefácio/introdução intitulado "Farrère e o exotismo em literatura" (pp. 5-10). A edição apareceu com chancela da Editorial Enciclopédia, Lda., com sede na Rua António Maria Cardoso, 33 - Lisboa. A capa foi desenhada por João Carlos.

Tuesday, February 09, 2010

"A curva da estrada" de Ferreira de Castro

Este romance castriano de título A curva da estrada (1950), aqui plasmado em 1ª edição (corrente), aparece já integrado nas "Obras completas de Ferreira de Castro". Até então Ferreira de Castro conhecera já um enorme êxito literário dentro e fora do país.
O livro foi composto e impresso na imprensa Lucas & C.ª, Rua do Diário de Notícias, 61 - Lisboa.

"Armânia, a sereia dos olhos verdes" por D. António-Xavier da Gama Pereira Coutinho (Soydos)


D. António-Xavier da Gama Pereira Coutinho (Soydos) conferencista, eis uma faceta de um homem ilustre pelo sangue e pela acção. O ensaio aparece dedicado de forma manuscrita ao Dr. Alexandre de Vasconcelos. 

"Gólgota. Poemas épicos" de L. N. Ferraz de Oliveira

Inserível sem angústia na deriva épico-lírica da Mensagem pessoana (e seus pares de amizade), estes poemas épicos de L. N. Ferraz de Oliveira foram impressos aos 14 de Agosto de 1985 na Tipografia Ramos, Afonso & Moita, Lda., em Lisboa. Ferraz de Oliveira é mais um médico escritor em rol não despiciendo de intelectuais.

Monday, February 08, 2010

"'Nó mais, Musa, nó mais" neste IV centenário da morte de Luiz Vaz de Camões" - um testemunho de gratidão e de homenagem de Lilás dos Santos Carriço


Lilaz Carriço, pedagoga conceituada e também poeta, faz incluir nesta homenagem ao Vate Lusitano quatro poemas cujas datas de escrita oscilam entre 10 de Junho de 1955 (Cabo Verde - S. Vicente) e 10 de Junho de 1980 (Porto). É ainda interessante notar o inédito de pendor camonianista a acompanhar a dedicatória datada de 14 de Setembro de 1980.

Thursday, February 04, 2010

"Contos do dia e da noite" de Domingos Monteiro

Domingos Monteiro é um dos nossos maiores contistas de sempre. E dizê-lo maior é sentir que como ele poucos mais na nossa literatura. Até estes Contos do dia e da noite (1952), publicara o autor dois livros de poesia (Orações do crepúsculo, 1920, e Nau errante, 1921), três ensaios doutrinários e críticos (Bases da organização política dos regimes democráticos, 1931; Crise de idealismo na arte e na vida social, 1932; e Paisagem social portuguesa, 1944), uma História da Civilização em 3 volumes (O livro de todos os tempos, 1951) e o ficcionais Enfermaria, prisão e casa mortuária (1943), O mal e o bem (1945) e O caminho para lá (1947).
A presente obra, dedicada a António Quadros, integra a colecção "Contos e novelas" da Sociedade de Expansão Cultural, com sede na Travessa do Sequeiro, 4, 1º - Lisboa. A capa é de Manuel Ribeiro de Pavia.

Tuesday, February 02, 2010

"Nós, os Hespanhoes..." por Mário Saa


Mário Saa publicara, até à vinda a lume deste folheto, o Evangelho de S. Vito (1917), Poemas heroicos de Simão Vaz de Camões (1921), Portugal cristão-novo (1921), Camões no Maranhão (1922), Táboa genealogica da varonia Vaz de Camões (1924), A invasão dos judeus (1924), A explicação do homem (1928) e Origens do Bairro-Alto de Lisboa (1929). Publicou-se este folheto na lisboeta Imprensa Lucas & C.ª, situada na Rua do Diário de Notícias, 59 a 61, corria o ano de 1930. 

Monday, February 01, 2010