Sunday, October 24, 2010

"Alguns aspectos da literatura portuguesa" de Aubrey F. G. Bell, com tradução de Agostinho de Campos e um autógrafo de Paulo Quintela


Aubrey F. G. Bell foi um importante lusófilo, que deixou importantes contributos para um melhor conhecimento da literatura portuguesa, dentro e fora do país. A tradução da obra é, como já se disse no título, de Agostinho de Campos. O autógrafo datado de 14 de Agosto de 1924 é de Paulo Quintela, que na altura contava 19 anos. 

Thursday, October 21, 2010

"Maximiano Lemos. Breve ensaio biobibliográfico" de Martins de Freitas


Conferência proferida no Serão de Leitura realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal do Peso da Régua em 31 de Outubro de 1998.

Monday, October 18, 2010

"A traição do padre Martinho" de Bernardo de Santareno

A capa da obra dramatúrgica de Bernardo Santareno é da autoria de Otelo Azinhais e o título, publicado em Lisboa pelas Edições Ática e aqui mostrado em 1ª edição, acabou de se imprimir durante o mês de Janeiro de 1969.

Sunday, October 17, 2010

Assinatura de António Barahona da Fonseca em "Contos tradicionais asiáticos"


Integrando a coleção "Contos e novelas" da lisboeta Editorial "Gleba", Lda, com o nº 22, estes Contos tradicionais portugueses, selecionados e traduzidos por Silvina de Troya Gomes, e prefaciados por Celestino Gomes, constituem um interessante objecto estético ilustrado na capa por João Carlos. Apensa, aparece uma assinatura de António Barahona da Fonseca.

"A rosa de papel. Mistério num canto" (teatro lírico) - poema dramático em prosa e verso original de Augusto de Santa-Rita


Wednesday, October 13, 2010

"O Solar dos Brasis" por Ruben Andresen Leitão

Esta separata sobre o "Solar dos Brasis" tem por autor um dos mais brilhantes escritores do século XX português: Ruben A.. Dedicado ao médico Juvenal Esteves, o pequeno texto acabou de se imprimir aos 30 de Setembro de 1971.

Tuesday, October 12, 2010

"O tombo heráldico de Viseu" de Armando de Mattos

A dedicatória do livro de Armando de Mattos é dirigida a Eduardo Queiroz por Silvério Abranches.
 

Monday, October 11, 2010

"Crónicas e notas de viagem" de João Maria Ferreira


João Maria Ferreira, que até 1926 publicara abundante obra lírica e uma obra em prosa, fez publicar estas crónicas e notas em Lisboa, corria o mês de Outubro de 1926.

Sunday, October 10, 2010

"Disseste o meu nome?" de Manuel Rodrigues

Esta 2ª edição do romance Disseste o meu nome? de Manuel Rodrigues é de Outubro de 2001 e a capa é de Mário Gandra. Anteriormente, o autor publicara ensaios de que é exemplo a obra  Os baldios (1987).

"Figuras do meu tempo" de Marques Gastão


Wednesday, October 06, 2010

"Fialho d' Almeida" - pelo Visconde de Villa-Moura


 



Este livro do Visconde de Villa-Moura acabou de se imprimir aos 14 de Fevereiro de 1917.

Saturday, October 02, 2010

"Vitrais italianos. Reportagens" de Marques Gastão



Este livro foi publicado em Lisboa, em edição de autor, no ano de 1958, e a capa é do escultor António Duarte.

Friday, October 01, 2010

"Aquilino Ribeiro - 'Jardim das tormentas', génese da ficção aquiliniana" de Nelly Novaes Coelho

Ínsito na colecção "Escritores de Hoje" com o nº 1, este livrinho de Nelly Novaes Coelho foi publicado, pelas Edições Quíron, em 1973. A dedicatória da ensaísta e professora brasileira da Universidade de São Paulo está dirigida a dois intelectuais portugueses: E. M. de Melo e Castro e Maria Alberta Menéres.