Monday, November 29, 2010

"O instinto supremo" de Ferreira de Castro


Esta dedicatória a Ênio Silveira desvela o posicionamento ideológico de Ferreira de Castro: o primado da justiça, da paz e do amor. O romance apresentado é uma 1ª edição da tiragem corrente. O instinto supremo foi publicado em 1968, pela Guimarães Editores, situada na Rua da Misericórdia, 68-70, em Lisboa.

Sunday, November 28, 2010

"Olga e Cláudio" de Mário Cláudio e Maria Antónia Pestana


Esta belíssima história intitulada Olga e de Cláudio de Mário Cláudio e Maria Antónia Pestana foi publicada pelas Edições Afrontamento em 23 de Novembro de 1984. Chegou-me este livrinho às mãos com funda e dulcíssima memória a lápis, contando uma outra história, uma mesma história...

Monday, November 22, 2010

"O cavaleiro das mãos irresistíveis" - conto em verso por Eugénio de Castro



Este cavaleiro das mãos irresistíveis foi publicado aos 12 dias do mês de Agosto de 1916, com a chancela do editor coimbrão F. França Amado. Entre esta obra e a inicial Chrystallisações da morte (1884) estão outros 26 títulos.

Wednesday, November 03, 2010

"A cidade das mil cores (Crónicas e reportagens de Lisboa)", de César dos Santos


Com capa ilustrada por Moura, estas crónicas e reportagens de César dos Santos foram publicadas pela Livraria Popular de Francisco Franco, sediada, em Lisboa, na Rua de Barros Queirós, 14-18. Sem data, é bem possível que a data da impressão seja a constante na dedicatória manuscrita.

Monday, November 01, 2010

"Elogio do vinho", de Samuel Maia


Esta publicação do médico-escritor Samuel Maia resultou de uma conferência por si apresentada em Viseu, no dia 18 de Junho de 1932, na Associação Comercial e Industrial de Viseu.