Monday, September 15, 2008

"Iemanjá" de António de Sèves Alves Martins




Filho do poeta António Alves Martins e sobrinho-neto de D. António Alves Martins, polémico e célebre Bispo de Viseu, bem como neto de Júlio Martins, explicador de Aquilino Ribeiro na cidade de Viseu, António de Sèves Alves Martins traz-nos, com as novelas de Iemanjá, uma ambiência adveniente dos cinco anos passados no Brasil. Sem que tal fragilize o conjunto, é um admonitório Rodrigo Emílio quem defende que todos os títulos da colectânea são dignos de "figurarem no mais exigente conspecto antológico da ficção contemporânea."


1 comment:

Anonymous said...

Estamos a estudar a Familia Alves Martins e neste seu texto refere que António de Sèves Alves Martins é neto de Júlio Alves Martins.
Ora, julgo que esta informacao está errada porque o Júlio, explicador de Filosofia de Aquilino e funcionário do Banco Agrícola e Industrial Viseense, tal como o poeta António Alves Martins, eram sobrinhos do Bispo. Gostaria imenso de saber quem é na realidade o pai do poeta António Alves Martins, assim como mais irmaos do Bispo. Pode-me ajudar nesse sentido? Muito obrigado!