Saturday, January 30, 2010

"O milagre da serra" de João Corrêa d' Oliveira




Este mistério em 3 actos e 8 quadros de João Corrêa d' Oliveira, aqui mostrado em edição especial autografada pelo Autor sob o nº 40, está dedicado a Américo Cortez Pinto, tendo sido o paratexto manuscrito grafado em Belinho, no mês de Setembro de 1946. Possui ainda este exemplar o ex-libris de Cortez Pinto, onde é bem visível a sua divisa "Solus cum Deo et anima mea" e a  origem leiriense. Acompanham a publicação belos trabalhos plásticos de Domingos Rebelo (cabeçalhos dos quadros) e Fortunato Anjos (capa e restantes ornamentos). A gravura apresentada é de Fortunato Anjos.
Dedicado a Maria Adelaide, "que está no céu", o livro possui uma legenda e um p.s. autorais. Foi engenhado e escrito entre Agosto e Outubro de 1944. Acabou de se compor, gravar e imprimir, nas Oficinas da Neogravura, Limitada, em Lisboa, aos 31 do mês de Maria de 1946.

1 comment:

El Mano Del Tajo said...

Boa noite

Possuo igualmente uma obra editada pela civilização em 1945 da série régia "Crónicas de D Sancho II e D Afonso III" de Frei António Brandão, com um semelhante ex-libris que deduzo assim ser pertencente á biblioteca desse Americo Cortez Pinto.

Cump.